Para cumprir sua principal finalidade - destacar as empresas com as Melhores Práticas as quais merecidamente são reconhecidas por seus Stakeholders por sua excelência nos principais temas que envolvem a Atuação Empresarial Responsável e, portanto, acaba servindo, inclusive, como exemplo e motivação para as demais empresas do país – o Prêmio Ética nos Negócios conta com seis categorias:
Desde 2013, o Prêmio Ética nos Negócios conta com três novas categorias:
Tantos os franqueadoras como as empresas franqueadas poderão inscrever projetos em qualquer uma das categorias acima mencionadas. A comissão julgadora do Prêmio Ética nos Negócios, dentre todos os projetos inscritos na categoria Franquia, indicará as respectivas empresas finalistas e também a empresa vencedora.
O mesmo critério da categoria Franquia valerá para a categoria das PME e categoria Agronegócio, ou seja, as pequenas e médias empresas e as empresas e instituições ligadas ao Agronegócio poderão inscrever projetos em qualquer uma das categorias da premiação. A comissão julgadora do Prêmio Ética nos Negócios, dentre todos os projetos inscritos na categoria PME e categoria Agronegócio, indicará as respectivas empresas finalistas e também a empresa vencedora.
A partir de 2017, as empresas participantes do Prêmio Ética nos Negócios poderão inscrever projetos na categoria "Diversidade & Inclusão” para motivar outras empresas em atuação no país a realizar iniciativas com visem a reduzir os preconceitos entre aqueles que são diferentes, porém seres humanos como qualquer outro. E também iniciativas de inclusão social.
Em 2021, o Prêmio Ética nos Negócios incluiu uma nova categoria. Trata-se da categoria ESG. As empresas poderão inscrever projetos que envolvam as questões Sociais, Ambientais e de Governança.