Marcus Nakagawa,
sócio diretor da iSetor e professor da ESPM-SP.

Marcus Nakagawa, palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida para empresas como Unimed, Senac, Sidicredi, Unifor, entre outros; idealizador, fundador, ex-diretor presidente e atual presidente do conselho deliberativo da Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade; sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira/ projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais com clientes como a Fundação Telefônica, Farofa.la, Trash 80’s, Ashoka, Instituto Akatu, Instituto Ressoar da Rede Record, Adecoagro, Sebrae, entre outros; professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social e terceiro setor; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International; professor do Yunus ESPM Social Business Centre no curso de Negócios Sociais.

Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIM, Fiat, Fundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

Mestre em Administração como o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC).

Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic - Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos e implementou o projeto ESPM + Sustentável, para inserir o tema nas unidades da faculdade ; e, atualmente, é conselheiro do Instituto Aracati de mobilização juvenil e do Instituto Filantropia de democratização da informação técnica relacionada ao Terceiro Setor.