Ciro Torres

consultor e professor há 13 anos no tema da responsabilidade social empresarial, governança corporativa e sustentabilidade empresarial. Já trabalhou com orçamento público e transparência, com governos estaduais e o Governo Federal. Graduado em ciências sociais e mestre em ciência política, tem capacitado gestores na PUC-Rio e atuado em MBAs, como por exemplo: o IAG/Banco do Brasil na PUC-Rio, Gestão de Responsabilidade Social no IE da UFRJ, Gestão de Iniciativas Sociais da COPPE/UFRJ em Parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), além de aulas/palestras na FGV do Rio e de SP. Desde de 2001 é professor do IAG da PUC-Rio.

Nos últimos anos já auxiliou grandes empresas na realização de seus balanços sociais, em seus testes de materialidade de relatórios de sustentabilidade e no aprimoramento de suas práticas sociais e ambientais. Atuou em capacitações sobre a Certificação SA8000 e GRI e ajudou empresas com suas certificações. Participou da análise dos indicadores sociais e ambientais no Brasil e em países da América Latina e Europa e tem escrito livros e artigos neste tema. Nos últimos dois anos tem participado do diálogo social e da criação de espaços participativos entre comunidades e as empresas do setor de alumínio no Estado do Pará.

Foi também um dos elaboradores do Modelo IBASE de Balanço Social, onde trabalhou por 18 anos, foi um dos colaboradores para a criação da versão brasileira do GRI, colaborou na criação da primeira versão dos Indicadores Ethos de RSE e participou da primeira formação do Conselho que criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo - o ISE Bovespa. Atualmente integra o Conselho Consultivo da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil.